Seguidores

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

AUFABETO

Informe Especial, de Túlio Milman, Zero Hora de 25 de janeiro de 2013, publicou:
"AUFABETO - Os cães são capazes de compreender até 160 palavras. A conclusão é do pesquisador Stanley Coren, da Universidade de British Columbia, no Canadá".

Eu já desconfiava disso, mesmo que os adestradores que conhecí afirmassem peremptoriamente que não, que eles apenas intuiam certas ordens, elogios e censuras por nosso tom de voz ou por nossas posturas corporais.
Eu já desconfiava em função de fatos ocorridos com cães que tive:

1 - O O'Neil e o Lord, conheciam perfeitamente a palavra RUA e a associavam à passeio, pulando onde as guias ficavam dependuradas; isto nos obrigava (a mim e minha esposa) a soletrar a palavra (erre-u-a) para que não entendessem quando apenas queríamos falar esta palavra.

2 - o O'Neil costumava brincar conosco de "ratinho": a gente punha a mão debaixo de um tecido e a movimentávamos, enquanto dizíamos "pega o ratinho" e ele tentava deter o movimento de nossa mão com unhas e dentes; bastava dizermos ratinho e ele se punha aos pulos para brincar; certa vez, em conversa normal com a  minha esposa eu falei "ratinho", num outro contexto e tom, totalmente casual, mas o cão ouviu e se parou a pular, querendo brincar.

3 - Minha esposa havia retornado do hospital, de uma cirurgia abdominal, estava na cama e precisava auxílio para se movimentar, no quarto em uma extremidade do apartamento; eu estava na outra extremidade, na dependência de empregada. Ela me chamava, com a voz debilitada, mas eu não ouvia. O Lord estava ao lado da cama dela e ela lhe disse: "vai buscar o pai". O cão foi aonde eu estava, latiu algumas vezes e voltou alguns metros; com eu não entendera, ele retornou e voltou a latir e retornar alguns metros; como eu não entendera, ele repetiu tudo pela 3ª vez e aí eu percebí que ele desejava que eu o seguisse, o que foi feito, tendo o cão cumprido a ordem de me buscar.

O Lord e o O'Neil eram dois salsichinhas muito espertos.

Nenhum comentário: