Seguidores

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

NO CAMPINHO DAS LARANJEIRAS

Há muito tempo, no Alegrete da década de 40,  ali onde a linha férrea para Quaraí se afasta  da que vai para Uruguaiana, do lado esquerdo existia um descampado entre  a plantação de laranjeiras e a rua,  que a gente chamava de "Campinho" e onde jogávamos nossas "peladas" diariamente. No lado oposto, à direita da linha de Quarai ficava a propriedade do "Seu Baixinho" ( residência, terreno grande e armazém).

Os dois filhos mais novos do "Seu Baixinho" jogavam  ali no Campinho, com toda a molecada dos Canudos e arredores; o mais novo, o Ely (Lyca) era bem pequeno  e falava com dificuldade, principalmente palavras com som de erre.
Antes de começar o jogo, alguém começava a correr em direção à uma árvore isolada, gritando: "O último a chegar lá é veado" e sempre o último a chegar era o pequeno Lyca. Aquilo foi gerando uma revolta  no pequeno e, um certo dia, ele não correu com todos, ficou parado dizendo: " o prrrimeirrro que chegar é veado", com os erres mais rascantes que alguém podia pronunciar. Toda a molecada ficou sem saber o que fazer e, depois de muita risada, abandonou aquela brincadeira.

O  Lyca nunca mais teve dificuldade de pronunciar os erres.

Nenhum comentário: