Seguidores

sábado, 22 de março de 2008

HUMOR

                  Mendel e a hereditariedade.

      As leis de Mendel sobre a hereditariedade, a partir de estudos com ervilhas, todo o mundo que fez II Grau conhece; o que ninguém sabe é que seus estudos começaram com o cruzamento de minhocas com centopéias.

      No cruzamento supra-citado Mendel obteve, na 1ª geração bichinhos com 50 patas, 25 de cada lado, que ele denominou “cinqüentopéias” ( perfeitas, em 90 % dos casos),.

      Na geração seguinte, cruzando cinqüentopéias perfeitas, ele obteve resultados do tipo: 50% dos descendentes eram cinqüentopéias, 25 % minhocas e 25% centopéias.

      Conforme citamos, na 1ª geração houve 90 % de cinqüentopéias perfeitas, com 25 patas de cada lado; os restantes 10 % tinham a totalidade (ou a quase totalidade) das 50 patinhas de um só lado do corpo e nada ou quase nada do outro lado. Ao tentar obter, por cruzamento, uma 2ª geração destas cinqüentopéias disformes, deu-se o impasse: como elas só tinham patas de um lado, só andavam em círculos e nunca se encontraram para acasalar; não houve uma segunda geração!

      A partir daí, Mendel dirigiu seus estudos para vegetais, bem mais fáceis de cruzar: começou com girassóis-anões da Tanzânia e depois com ervilhas de flores coloridas, que é o que conhecemos hoje de suas experiências.

      Como resquício de sua frustrante experiência com minhocas e centopéias, restou a denominação das cinqüentopéias disformes:

      Minhopéias, aquelas com patinhas à direita (centopéias, se vistas pela direita, minhocas, se vistas pela esquerda) e Centonhocas, aquelas com patinhas à esquerda (centopéias, se vistas pela esquerda, minhocas, se vistas pela direita) .

Nenhum comentário: