Seguidores

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

PÉROLAS - 1997

 

I - Introdução

Além dos Quatro Envangelhos, houve outros que, em certas épocas e lugares, foram considerados inspirados por algumas igrejas. Quando mais tarde foram relacionados os livros inpirados (canônicos) pela Igreja, estes evangelhos não inspirados (apócrifos) foram abandonados, permanecendo certas passagens dos mesmos como tradição popular. Apesar de sua não canonicidade, pode-se encontrar neles algum ensinamento, fragmentos de sabedoria, aqui chamados de “pérolas”.

II - Na tradição gaúcha.

A fuga da Sagrada Família se deu em pleno inverno, extremamente frio e chuvoso. Iniciada em lombo de burro, teve que continuar em carreta para melhor enfrentar as agruras do tempo e do caminho. Lá pelas tantas o Menino chorou com fome e Nossa Senhora não tinha leite para lhe dar. A uma mulita que passava, a Senhora pediu que lhe trouxesse uma gota de leite de cada uma de suas filhas, para saciar a fome do Menino. A mulita, atendendo o pedido, desculpou-se pela pouca quantidade trazida, pois sua ninhada era pequena e havia poucas fêmeas.
Noutra ocasião a carreta ficou presa num atoleiro do caminho. À mesma mulita, a Senhora pediu que lhe emprestasse a força de seus filhos, para desatolar a carreta. Atendendo, a mulita desculpou-se pelo pouco que pudera ajudar, pois em sua pequena ninhada havia poucos machos.
Em agradecimento pela ajuda recebida, a Senhora pediu e Deus Nosso Senhor concedeu a graça pedida: é por isso que, até os dias de hoje, a mulita tem ninhadas numerosas, constituídas ou só de machos ou só de fêmeas.
O texto é apócrifo, embora piedoso e terno; as pérolas são os ensinamentos:
· todos são convocados ao trabalho da Salvação com seus talentos e suas limitações, mesmo os seres mais inferiores, como a mulita dos campos riograndenses;
· ao que bem empregar os seus talentos, mais talentos lhe serão acrescentados;
· Nossa Senhora foi, é e será sempre a mediadora de todas as graças concedidas.

III - Dedicatória

Ofereço aos jovens do CLJ da Piedade o presente texto, lembrando que o verdadeiro talento é a humildade e que mesmo os mais eruditos e talentosos não passam de “pequenas mulitas” aos olhos do Senhor.

Nenhum comentário: