Seguidores

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

1998 - RITOS DE ACEITAÇÃO E PASSAGEM.

Ritos de aceitação e passagem dos jovens no grupo social.

Desde os tempos primitivos, a medida que os jovens atingiam determinadas faixas de idade ou de desenvolvimento físico ou intelectual eram submetidos a determinados rituais de aceitação e passagem que, uma vez cumpridos, determinavam sua aceitação como novos membros do grupo social. Estes rituais, de caráter social e religioso, eram acompanhados de grandes festas promovidas pelos pais, parentes e amigos dos jovens, manifestando a alegria pelo feito.

Hoje um grupo de jovens postula sua aceitação por um dos mais belos grupos de nossa comunidade, o de “jovens que evangelizam jovens”; o ritual de passagem é o curso CLJ-1 do qual eles irão participar num final de semana do mês de outubro, de sexta a domingo; a grande festa de aceitação pelo grupo é a missa de chegada, no domingo à noite.

Nós que somos pais, parentes e amigos, devemos mostrar nossa alegria e júbilo pela sua conquista, comparecendo à missa de chegada e enviando mensagens de amor, alegria e congratulações, que lhes serão entregues domingo à tarde, ao fim do curso.

Estas mensagens, recebidas como surpresa num momento sumamente importante de suas vidas, devem ser redigidas com antecedência e entregues aos monitores do curso, representantes do CLJ ou “tios”, que as farão chegar aos destinatários no momento oportuno.

Peçam a avós, tios, irmãos, amigos, padrinhos, parentes próximos ou distantes, etc. que também escrevam suas mensagens. Seus filhos e sua conquista merecem este reconhecimento.

Nenhum comentário: